O quarto de milha ou quarter horse costuma ser harmoniosoamente troncudo, mesmo quando especializado em corridas. A cabeça é ampla com orelhas pequenas e focinho estreito, após ganachas bastante largas.
Não é recomendável que tenha a cernelha proeminente. Sua grande característica é a potência dos quartos traseiros, como glúteos fortemente desenvolvidos sobre a garupa.
Tal musculatura é própria para uma violenta explosão de velocidade, mas por pouca duração, sendo adequada ou para as corridas curtas ou para a agilidade e equilíbrio demonstrados em provas de balizas e tambores.
A raça começou a se formar com a chegada dos europeus ao continente norte-americano, em 1611 , pelo cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses, cavalos trazidos pelos espanhóis e cavalos de indígenas (mustangues), também de ascendência ibérica.
Foi o primeiro de todos os cavalos americanos de raça e é tido como “o mais popular do mundo”. Mais de três milhões estão registrados na American Quarter Horse Association, fundada em 1941.
A origem do seu nome vem do fato dos vaqueiros, no término do seu trabalho, irem divertir-se sempre nas pequenas cidades organizando corridas de cavalo pelas ruas principais, que, naquele tempo, tinham em média uns 400 m de comprimento, um quarto de milha.
Pelagem: alazão, baio, alazão tostado, baio amarilho, castanho, cremelo, lobuno, perlino, preto, rosilho, tordilho e zaino. Pode até possuir alguns pêlos brancos em pequenas áreas do corpo.
Altura: entre 1,50 e 1,60 m
Nenhum comentário:
Postar um comentário